quarta-feira, 14 de março de 2012

A época que mudou o mundo: sixties!

A imagem do jovem de blusão de couro e jeans, em motas ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingénua sintonizada com  ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As mulheres bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a  opor-se à sociedade de consumo vigente.

Na moda, a grande vedeta dos anos 60 foi, sem dúvida, a mini-
saia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A ideia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou".
Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua colecção de roupas de linhas rectas, mini-saias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubo inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicadélicas.
Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.

Os avanços na medicina, as viagens espaciais, o Concorde que viaja em velocidade superior à do som, são exemplos de uma era de grande desenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade. Essa imagem influenciou não só a moda, mas também o design e a arte que passaria a ter um aspecto mais popular e fugaz.
Nesse contexto, nenhum movimento artístico causou maior impacto do que a Arte Pop. Artistas como Andy Warhol, Roy Lichetenstein e Robert Indiana usaram irreverência e ironia em seus trabalhos. A Op Art [abreviatura de optical art, corrente de arte abstracta que explora fenómenos ópticos] também fez parte dessa época e estava presente em estampas de tecidos.
Nas lojas chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retro e pop.

Os 60 chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem à Lua, em Julho de 1969, e com um grande festival de rock, o "Woodstock Music & Art Fair", em Agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas.


Estilo Sixties

Twiggy

Mary Quant

The Beatles

Andy Warhol - Pop Art

Andy Warhol

Sem comentários:

Enviar um comentário